Inicial > Pitaco deles > Flávio Dino pode Vencer os Sarneys

Flávio Dino pode Vencer os Sarneys

29 de setembro de 2010 Deixe um comentário Go to comments

De Vermelho, em 29 de setembro:

“A eleição para governador do Maranhão será decidida em segundo turno, mostra pesquisa realizada pela Constat, que mostra a tendência de queda da candidata Roseana Sarney (PMDB), com 39% das intenções de voto. Já o candidato do PCdoB , Flávio Dino, mantém o viés de crescimento e, conforme a sondagem, já está em segundo com 25% das intenções de voto. Jackson Lago (PDT) é o terceiro com 20%. No segundo turno, Flávio Dino ficaria na frente de Roseana com 43% contra 42% da peemedebista.

O candidato do PSTU, Marcos Silva, aparece com 1%. Os outros dois candidatos Saulo Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram. O resultado da pesquisa Constat/Jornal Pequeno mostra que a soma dos candidatos que concorrem contra Roseana Sarney chega a 46% – sete pontos percentuais a mais que o índice alcançado pela peemedebista.

Segundo o levantamento, 13% dos eleitores estão indecisos, enquanto 2% responderam que votarão em branco ou nulo. A pesquisa da Constat entrevistou 1.537 eleitores em 41 municípios em todas as regiões do estado, entre os dias 23 e 26 deste mês, e está registrada no TRE-MA sob o número 37025/2010. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.

Essa é a 1ª pesquisa Constat em 2010. Por conta de diferenças metodológicas, não se pode comparar pesquisas de institutos diferentes.

Segundo turno

Constat também fez simulações para o segundo turno. No cenário em que a disputa ocorre entre Roseana Sarney e Flávio Dino, o candidato do PCdoB venceria com 43% das intenções de votos. A peemdebista ficaria com 42%. Não souberam responder 9% dos entrevistados, enquanto 6% disseram votar em branco ou nulo.

Na segunda simulação, entre Roseana Sarney e Jackson Lago, 46% disseram votar na candidata do PMDB, enquanto o pedetista teria 38% das intenções de voto. No terceiro cenário, trabalhado pelo instituto para o segundo turno entre Flávio Dino e Jackson Lago, o candidato do PCdoB ficaria com 46% das intenções de voto contra 30% de Jackson. Doze por cento (12%) disseram não saber em quem votar e 12% responderam que votarão nulo ou em branco.

Rejeição

O Instituto Constat aferiu também a rejeição entre os candidatos ao governo. Roseana Sarney é a mais rejeitada pelo eleitorado maranhense, segundo a pesquisa. A filha de Sarney tem 28,63% de rejeição. Jackson Lago é rejeitado por 23,62% dos eleitores maranhenses. Já o candidato do PCdoB tem a menor rejeição entre os três principais candidatos a governador, com 6,31%. Saulo Arcangeli, Marcos Silva e Josivaldo Corrêa têm 3,97%, 2,86% e 2,28%, respectivamente.

Senado

Na pesquisa para o Senado realizada pelo Constat, o candidato Edison Lobão (PMDB) lidera com 21% das intenções de voto. João Alberto (PMDB) está em segundo com 16,51%; Zé Reinaldo (PSB) aparece em terceiro com 10,57%. Aplicando-se a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos João Alberto e Zé Reinaldo estão no limite do empate técnico.

Roberto Rocha e Edson Vidigal, ambos do PSDB, têm 7,71% e 6,47%, respectivamente. Professor Adonilson (PCdoB) tem 1,38%. Os demais candidatos não alcançaram o índice de 1%. Segundo a pesquisa, 27,44% dos eleitores estão indecisos, enquanto 6,1% do eleitorado disse votar nulo ou em branco.

Pesquisas Ibope e Escutec

A última pesquisa do Ibope, publicada no dia 18 de setembro, mostrou Roseana na liderança, com 46% dos votos, e Flávio Dino e Jackson Lago empatados com 21% cada um.

A última pesquisa da Escutec, publicada no dia 22 de setembro, aponta Roseana Sarney 47,4% das intenções de votos, contra 24,2% de Jackson Lago. O candidato do PCdoB, Flávio Dino, ocupa a terceira colocação, com 20,9%. O levantamento encontrou ainda 1% de intenções de voto em Marcos Silva (PSTU). Os demais concorrentes ficaram com índices abaixo de 0,5%”.

Essa é uma ótima notícia, pois mostra que a corja Sarney está perto de ser extirpada da política brasileira, sendo que Rosena Sarney só foi empossada prefeita de São Luiz após um tapetão no qual a Justiça prestou-se ao ridículo papel de manter uma das mais nefastas oligarquias no poder.

Com Flávio Dino Ganhando quem ganha é o Brasil e pode ser que São Luiz deixe de ser o Estado atrasado que é hoje – em grande medida por estar nas mão dos Sarneys a tanto tempo – para ser um pólo turístico e de entretenimento do Brasil.

O único fato triste nessa história é que Lula e Dilma preferiram apoiar o clã/quadrilha Sarney em detrimento do comunista Flávio Dino, do PC do B.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário